História

Em 1996, Luiz Giovani Pozzobon, proprietário do Hotel Umberto, a austríaca Roberta Rastl, relações públicas, Horst Oscar Lippold, especialista em Fauna, Eleonora Diefenbach Müller, cirurgiã dentista, Rainer Oscar Müller, economista e Wani Bonini, médica, realizaram esforços, sem êxito, para manter uma entidade ligada ao meio ambiente existente em Santa Maria.

Para fortalecer a filosofia deste grupo, somaram-se, os professores Adelino Alvarez Filho, engenheiro agrônomo, Berenice Weissheimer Roth, engenheira química, Jussara Cabral Cruz, engenheira civil, Juarez Martins Hoppe (in memorian), engenheiro florestal, Pedro Luiz Sartori, geólogo e Vanoli Xavier Lopes (in memorian), engenheiro agrônomo, quando nasceu a ideia de formar uma fundação fiscalizada pelo ministério público estadual.

Em 1997, registrou-se o estatuto, consolidando-se, assim, a Fundação MO’Ã Estudos e Pesquisas para a Proteção e o Desenvolvimento Ambiental. A palavra MO’Ã significa proteger em tupi-guarani.

As atividades da MO’Ã começaram em uma sala gentilmente cedida pela família de Úrsula Regina Antonio Pozzobon. Desde 2010, a sede é junto à Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).

O patrimônio exigido por lei para a criação da entidade foi doado pelo casal Eleonora Diefenbach Müller e Rainer Oscar Müller e consiste em um terreno de 1.200 m2 em plena Mata Atlântica no município de São Francisco de Paula. Também contou com recursos da UNIMED e da APUSM.

Em 2007, o casal Eleonora e Rainer doou outra área de 24 hectares localizada no Rincão dos Minellos, em Itaara. Hoje, a área foi transformada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estadual MO ́Ã, criada pela portaria no 80 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 1o de julho de 2015.

Das atividades em que a MO’Ã desenvolveu destacam-se, no ano de 1998, a coordenação da confecção de um folheto educativo sobre a separação do lixo, elaborado no Laboratório de Desenho Industrial da UFSM, a coordenação do 1o seminário de Conscientização Ambiental e Experiência de Reciclagem no dia Mundial do Meio Ambiente e a coordenação do anteprojeto da lei de criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA).

Entre outros objetivos, a MO’Ã almeja despertar a sensibilização ambiental na defesa do equilíbrio do meio ambiente; congregar pessoas físicas e jurídicas que desejam a preservação do meio ambiente; criar, restaurar e manter jardins botânicos, parques, sítios de interesse ecológico e paisagístico, áreas de reservas e de preservação ambiental; promover estudos, pesquisas e prestações de serviços para órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais, através de convênios, contratos ou acordos operacionais e capacitar-se junto aos órgãos competentes para elaborar estudos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

A MO’Ã atua no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria. É também membro de conselhos de outros municípios como: do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, do Rio Caí desde 2005, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Canela desde 2003 e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itaara, desde 2011.

A MO’Ã fez parte da criação e participação do PROMFEA (Programa Municipal de Formação de Educadores Ambientais) e REMEA(Rede Municipal de Educadores Ambientais), por meio do Decreto Executivo n° 150, de 13 de novembro de 2009. Além disso, colaborou na instituição da Lei Municipal n° 5.285 de 15 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), em Santa Maria. Junto da UFSM, SEMA/DEFAP, IBAMA e APUSM, atuou na formação do Grupo de Discussão sobre Parques Urbanos e Unidades de Conservação de Santa Maria.

A MO’Ã recebeu o prêmio ARF 2009 da Associação Riograndense de Fundações e Ministério Público – RS, CATEGORA GESTOR, pelo Programa Agenda Ambiental desenvolvido nas escolas municipais de Canela, fruto do convênio Prefeitura Municipal de Canela e a MO’Ã.

A MO’Ã está inscrita no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas, Conselho Nacional do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente.