RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E/OU

PARTICIPAÇÕES EM 2007

Santa Maria

Participação como Conselheiro nos Conselhos:

- Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Câmara Técnica de Resíduos Sólidos e Câmara Técnica de Educação Ambiental.

- Municipal de Saúde.

- Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

Canela

Participação como Conselheiro nos Conselhos:

- Municipal de Defesa do Meio Ambiente, coordenação no período 2004-2005, 2005-2007, 2007-2008 .

- Comissão de Revisão do Plano Diretor Municipal.

- Consultivo da Floresta Nacional de Canela.

- Grupo Gestor do Programa Canela Ecocidade.

- Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

Cooperação técnica-financeira para implantação da Agenda Ambiental, Programa de Educação Ambiental junto aos professores da rede pública de ensino do Município. Convênio assinado pela Prefeitura Municipal e Fundação MO’Ã, em 31 de agosto de 2005, devidamente autorizado pela Câmara de Vereadores, Lei Municipal No2315/05.

Itaara

Recebimento, por doação do casal Eleonora Diefenbach Muller e Rainer Oscar Muller, de uma área de 24ha situada no Rincão dos Minelos.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2007

Março

Canela – Publicação no Jornal de Canela, Edição No1200, reportagem referente à Agenda Ambiental nas Escolas Municipais, iniciado pela Fundação MO’Ã, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, Trânsito e Ordenamento Urbano.

Santa Maria – Apoio ao Trabalho de Graduação do Curso de Geografia (Licenciatura Plena) da UFSM, “Mapeamento das áreas de conflitos de uso da terra no Município de Imigrante/RS”, da acadêmica Cristina Schneider, estagiária da Fundação MO’Ã, orientado pela Profa. Dra. Eliane Maria Foleto (UFSM/Depto. Geociências).

Abril

Santa Maria – Participação no Seminário de Educação Ambiental: compartilhando experiências, do dia 25 a 27, promovido pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Canela – Início da participação das Escolas Municipais de Educação Infantil no Programa Agenda Ambiental.

Maio

Santa Maria – Realização do Curso Prático de Construção de Telhado Verde, com a participação do Arq. Carlos Placitelli, da ECOAECO, de Montevideo, Uruguai e de alunos do Curso de Arquitetura da UFSM.

Santa Maria – Apoio na realização do Seminário “Instrumentos de gestão de recursos hídricos: cobrança, enquadramento e outorga”, na UFSM.

Santa Maria – Recebimento da Edição 2007 do “Anuário Análise de Gestão Ambiental”, que traz o perfil das 315 ONGs mais atuantes do Brasil, dentre elas, a Fundação MO’Ã.

Junho

Santa Maria – Iniciativa e coordenação da Audiência Pública sobre Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, com a participação de professores da UFSM e UNIFRA; e utilização da Tribuna Livre na plenária da Câmara de Vereadores.

Santa Maria – Utilização da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores, no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Santa Maria – Reunião na CORSAN, com a participação do Superintendente Regional, do Presidente da Sociedade Concórdia Caça e Pesca (SOCEPE), de professores do Departamento de Geociências e de Hidráulica e Saneamento da UFSM para tratar de estudos na Microbacia Hidrográfica do Arroio Manoel Alves de Itaara.

Canela – Co-organização com a Secretaria de Meio Ambiente da Semana de Meio Ambiente.

Itaara – Plantio de mudas de Araucária na Reserva Ambiental da Fundação.

Julho

Santa Maria – Realização de uma Palestra de sensibilização na Escola Municipal Augusto Ruschi para cinco turmas de alunos da 5ª série, totalizando mais de 150 crianças.

Canela – Câmara Municipal de Vereadores – Entrega da publicação Agenda Ambiental, com projetos de alunos e professores realizados nas Escolas Municipais, com o apoio da Fundação MO’Ã, Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Itaara – Plantio de mudas de Araucária na SOCEPE.

Santa Maria – Visita do Curador de Fundações Dr. Gustavo Viana.

Canela – Apresentação do Programa Agenda Ambiental nas Escolas Municipais de Canela no 2º Encontro de Educação Ambiental – Agenda 21: Sinergia para a Sustentabilidade promovido através da parceria entre o Programa Esfera Azul da Ulbra, Escola Neusa Mari Pacheco – CIEP e Prefeitura Municipal.

Santa Maria – Participação no IV Curso de Aperfeiçoamento de Projetos Ambientais, organizado pela UFSM e INPE, de 01 de agosto a 28 de setembro, com duração de 240h.

Santa Maria – Aprovação no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências (Mestrado em Geografia) UFSM, do Projeto de Dissertação de Mestrado intitulado “Mapeamento das áreas de conflito de uso da terra na Microbacia Hidrográfica do Arroio Manoel Alves, Itaara/RS”, desenvolvido pela Licenciada em Geografia Cristina Schneider, estagiária da Fundação, orientado pela Profa.Dra. Eliane Maria Foleto.

Setembro

Itaara – Visita, ao Prefeito Municipal, acompanhado pelo Presidente da Sociedade Concórdia Caça e Pesca (SOCEPE), para tratar da criação de uma Reserva Ambiental.

Santa Maria – Confraternização dos 10 anos da Fundação MO’Ã, com o lançamento de uma Reserva Ambiental em Itaara com 24ha e a apresentação do Programa Agenda Ambiental nas Escolas Municipais de Canela, pelo coordenador Jorge Alvarez de Toledo, na SOCEPE.

Santa Maria – Participação no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado no Bairro Patronato, na Sanga da Aldeia, com um mutirão, em Parceria com a Escola Padre Caetano.

Santa Maria – Co-participação juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil no encaminhamento de um ofício à Promotoria de Justiça de Santa Maria, solicitando reconsideração sobre a aplicação do Termo de Ajustamento de Conduta que trata o inquérito civil n° 80/04, instaurado em 11 de maio de 2004, tendo em vista a inobservância da Resolução n° 369/2006, do Conselho Nacional de Meio Ambiente e que não foi discutida no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, onde a Fundação MO’Ã participa desde a sua criação.

Outubro

Itaara – Soltura de pássaros na Reserva Ambiental, apreendidos pelo IBAMA.

Foz do Iguaçu/PR – Participação no IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, do dia 23 a 27, representando o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

Santa Maria – Envio de ofícios aos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Saúde, solicitando a discussão sobre a situação do Lixão da Caturrita e suas conseqüências para o meio ambiente e a saúde.

Novembro

Santa Maria – Apresentação pelos alunos do Curso de Geografia, dos diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Bairro Perpétuo Socorro, orientados pelos professores Eliane Maria Foleto e Adriano Severo Figueiró, envolvendo 30 acadêmicos.

Santa Maria – Reunião com Professores do Curso de Geografia e Acadêmicos para a contratação de estagiários para atuarem em projetos no Bairro Perpétuo Socorro e na Reserva Ambiental.

Dezembro

Santa Maria – Aprovação da Ata No25, de alteração do Estatuto, incluindo no patrimônio a área de 24ha no Município de Itaara e a inclusão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Administrativo da Fundação.

Santa Maria – Início das atividades dos estagiários selecionados no Curso de Geografia: Beatriz Deprá Rosso e Dalvana Brasil do Nascimento para trabalharem no Projeto “Bairro Vivo”, e Tanice Cristina Kormann para desenvolver o Projeto de Diagnóstico Ambiental da Reserva Ambiental da Fundação MO’Ã.