RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E/OU

PARTICIPAÇÕES EM 2010

PERMANENTES

 

 

Santa Maria

 

Como Conselheiro nos Conselhos:

     - Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, Câmara Técnica de Educação Ambiental, participação na Comissão de Elaboração do Caderno da Conferência e na Comissão do Plano de Arborização

     - Municipal de Saúde - Comissão do Fundo Municipal de Saúde.

     - Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim.

 

Como membro:

     - Programa Municipal de Formação em Educação Ambiental - PROMFEA –  Decreto Executivo n° 150 de 13 de novembro de 2009.

     - Rede Municipal de Educadores Ambientais – REMEA.

     - Grupo de Trabalho discussão de Unidades de Conservação – Parques Municipais.

 

 

Canela

 

Participação como Conselheiro nos Conselhos: - Municipal de Defesa do Meio Ambiente, coordenação no período 2004-2005, 2005-2007, 2007-2008

     - Comissão de Revisão do Plano Diretor Municipal.

     - Consultivo da Floresta Nacional de Canela.

     - Grupo Gestor do Programa Canela Ecocidade.

     - Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

 

 

Itaara

 

Área de 24 ha situada no Rincão dos Minelos – registrada no Registro de Imóveis de Santa Maria/RS sob a matrícula n° 107.922, do Livro n° 2 –  Registro Geral, e no INCRA sob n° 859.052.019.208-6. A área serve para a produção de trabalhos acadêmicos dos estagiários da Fundação e do Grupo de Análise e Investigação Ambiental (GAIA) - Departamento de Geociências/UFSM.

 

 

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – 2010

 

 

Março

 

Defesa de Mestrado da Estagiária Cristina Schneider – “Recuperação de Áreas Degradadas em Incompatibilidade Legal de Uso da Terra: o caso da Bacia Hidrográfica do Arroio Manoel Alves. Itaara - RS”.  

 

 

Abril

 

O Conselho Administrativo da Fundação aprovou a iniciativa de transmitir o convite da Prefeitura de Schladming – Áustria – para conhecer o Gerenciamento de Resíduos em que só 8% do total são destinados ao aterro sanitário e igualmente a maneira de conduzir as questões ambientais para ter uma procura turística de quase um milhão de pernoites/ano. A hospedagem seria gratuita para pessoa indicada pela Fundação.

 

Santa Maria – Seminário Municipal de Saneamento Ambiental. Auditório do Colégio Marista Santa Maria. Carga horária: 20h. Participação: Andrea Lock, Anna Christine Ferreira Kist, Eleonora Diefenbach Muller, Rainer Oscar Muller.

 

 

Maio

 

Santa Maria – em reunião do Conselho Administrativo da Fundação MO´Ã foram aclamados a  Profa. Jussara Cabral Cruz como Presidente e Horst Oscar Lippold como Vice.

 

Santa Maria – prédio da APUSM – reunião com o Prof. Luiz Fernando da Silva Mello, estagiário Felipe Dotto, Rainer Oscar Muller, Eleonora Diefenbach Muller com a Secretária de Planejamento e Meio Ambiente de Jaguari Luziane Flores Guerra e Bióloga Lucele Zanini, quando foi definido a iniciativa da execução do projeto de um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos em Jaguari.

 

São Paulo – A SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – Brasil e “The Nature Conservancy.. De 20 a 22 de maio no Hotel Century Paulista e Parque Ibirapuera em São Paulo. Houve o encontro “Viva a Mata 2010”.,para reunir entidades beneficiadas pelo VIII Edital do Programa de Incentivo ás RPPNs (Reserva Particular de Patrimônio Natural) da Mata Atlântica. A Fundação recebeu apoio para sua futura RPPN localizada no Rincão dos Minelos, município de Itaara e que se encontra em fase de regularização física. Pela propriedade passa o arroio Manoel Alves importante Manancial Hídrico do município e com alguns trabalhos produzidos por estagiários da Fundação e orientados por professores do Depto. de Geociências do Curso de Geografia/UFSM.

 

 

Junho

 

Santa Maria – Evento Gestão Ambiental e Sustentabilidade – No prédio da APUSM com os Austríacos Dra. em Comunicação Social Roberta Kircher e o Consultor Ambiental Joaquim Kirsher, explanaram suas vivências e como a sociedade austríaca reverteu seus impactos e tem uma gestão ambiental efetiva.

 

Santa Maria – Secretaria Municipal de Educação – reuniões com vistas à construção do Regimento Interno do PROMFEA - Programa Municipal de Formação em Educação Ambiental.

 

 

Agosto

 

Santa Maria - Contrato de Comodato de Imóvel entre a APUSM e Fundação MO´Ã a partir de Agosto.

 

Santa Maria – Escola Estadual João de Maya Braga. Palestra: Educação Ambiental - Contribuindo com a Formação Continuada dos Docentes da Escola e a Elaboração da Agenda 21 Escolar. Ministrantes: Andrea Pereira Lock/Fundação MO´Ã   e Alexandre Barnewits/IBAMA

 

Santa Maria – APUSM – Encontro com os representantes da Fundação MO´Ã, APUSM, Secretaria Municipal de Proteção Ambiental e Engenharia Sanitária Ambiental/UFSM para apresentação de trabalhos/projetos: “Diagnóstico da qualidade ambiental em uma sub-bacia hidrográfica urbana no sul do Brasil” – Cesar Augusto Batisnello - Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e do Projeto: “Gerenciamento de Resíduos – implementação de Coleta Seletiva de Óleo residual de fritura domestica no Município de Santa Maria/RS” da colaboradora da Fundação MO´Ã  Andréia Souza da Rosa – aluna de Tecnologia em Gestão Ambiental -  Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

 

 

Setembro

 

 

 

Santa Maria – Escola Estadual João de Maya Braga. Palestra “Consumismo Consumo Consciente - Contribuindo com a Formação Continuada dos Docentes da Escola e a Elaboração da Agenda 21 Escolar”. Ministrantes: Andrea Pereira Lock e Anna Christine Ferreira Kist.

 

Jaguari - Prefeitura Municipal – Em 28 de setembro de 2010, foi assinado Convênio de Cooperação Técnica e Consultoria Ambiental entre a Fundação MO´Ã e o Município de Jaguari, autorizado pela Câmara de Vereadores, Lei Municipal n° 2.765/2010.

 

 

Outubro

 

Santa Maria – CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. No dia 1° de Outubro, tomaram posse no Plenarinho da Câmara dos Vereadores os novos membros do Núcleo de Coordenação quando foi eleita Coordenadora Geral a representante da Fundação MO´Ã, Anna Christine Ferreira Kist.

 

 

Novembro

 

Santa Maria - Prédio da APUSM:

     - Confraternização e instalação da nova sede da Fundação no 2° andar deste prédio conforme contrato de comodato assinado em Setembro.

     - Complementação do Grupo de Trabalho para discussão de Áreas Protegidas da Região Central, Parques Municipais existentes e a criação de novos, conforme Portaria n° 056. O Sr. Prefeito municipal, no convite Ofício n° 396/SMPA oficializou o Grupo de Trabalho com a seguinte composição: Fundação MO’Ã: Biólogo Demétrio Luis Guadagnin e Geógrafa Dalvana Brasil do Nascimento; UFSM – Geógrafa Eliane Maria Foleto e Eng. Florestal Solon Jonas Longhi; SEMA/DEFAP - Engª. Florestal Suzane Bevilacqua Marcuzzo; IBAMA - Eng. Florestal Tarso Isaia e Geógrafo Heitor Peretti e APUSM – Arquitetos Urbanistas Raquel Weiss; Camila Mallmann e Luiz Guilherme Aita Pippi.

     - Apresentação de diversos trabalhos acadêmicos de estagiários da Fundação relativos às Áreas de Preservação.

 

Jaguari – Reunião no Gabinete do Prefeito. Apresentação do 1° Pré-projeto - Construção de um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos com a presença dos professores Geiza Zanini Roratto, Luiz Fernando da Silva Mello, Estagiário Felipe Dotto, Eleonora Diefenbach Muller e Rainer Muller.

 

Jaguari - reuniões para o desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental – Proposta de Agenda Ambiental para o Município de Jaguari. Estagiárias Anna Christine Ferreira Kist e Andrea Pereira Lock.

 

Itaara - Trabalho de campo com os estagiários Franciele Silva e Antônio Algayer nas nascentes do Arroio Manoel Alves para fins de constatação das áreas degradadas.

 

Santa Maria – Clube do Professor Gaúcho/CPG. Convite para participar do Projeto Sócio – educativo – ambiental “Bosques Nativos” e do Projeto “Professor Plural” - Grupo GAIA (Curso de Geografia da UFSM) e Fundação MO´Ã.

 

Santa Maria – Clube do Professor Gaúcho/CPG. Lançamento do Projeto Sócio – educativo – ambiental “Bosques Nativos” e do Projeto “Professor Plural” – Estagiárias: Andrea Pereira Lock e Anna Ferreira Kist

 

Santa Maria - UNIFRA/FEPAM - Minicurso de Capacitação em Licenciamento Ambiental. Participação da estagiária Andrea Lock.

 

Santa Maria - UFSM - II Seminário Sustentabilidade da Região da Campanha.  Carga Horária: 30h. Participação da estagiária Andrea Lock e Antonio Allgayer.

 

 

Dezembro

 

Jaguari – Visita técnica ao Município para levantamento dos principais locais de impacto ambiental e reuniões para desenvolvimento da proposta para o Município - “Educação Ambiental – Cidadania e Meio Ambiente”. Estagiárias Anna Ferreira Kist e Andrea Pereira Lock.

 

Santa Maria - Fundação MO´Ã  – Recepção das Intercambistas da AIESEC Santa Maria – Maria de Lourdes Batista de Batista do Panamá, Bacharel em Ciências, Letras e Filosofia  e Julissa Reyes Calderón do Peru, Bacharel em  Comunicação Social e Especialista em Comunicação Empresarial.

 

Santa Maria - Fundação MO’Ã – Visita do Promotor Gustavo Ramos Vianna que foi recebido pela Presidente do Conselho Administrativo Jussara Cabral Cruz, Vice Horst Oscar Lippold, Contador Adilson Catto e estagiária Anna Christine Ferreira Kist

 

 

 

TRABALHOS ACADÊMICOS

 

ESTAGIÁRIOS

 

- Defesa de Mestrado da Estagiária Cristina Schneider – “Recuperação de Áreas Degradadas em Incompatibilidade Legal de Uso da Terra: o caso da Bacia Hidrográfica do Arroio Manoel Alves. Itaara - RS”. Orientadora: Profa. Eliane Maira Foleto - Profa. Depto. de Geociências – UFSM.    Data: 31 de março de 2010.

 

- “As relações de Trabalho e Produção da Indústria da Reciclagem a partir da Associação de Recicladores no Município de Jaguari/ RS” Estagiária Andrea Pereira Lock.  Curso: Mestrado em Geografia / UFSM.  Orientadora: Profª. Sandra Ana Bolfe.

 

- “Formulação do Projeto do Centro de Triagem de resíduos sólidos do Município de Jaguari /RS.” Estagiário: Felipe Doto de Moraes - Curso: Graduação Arquitetura e Urbanismo/ UFSM. Orientador: Arquiteto e Urbanista Prof. Luiz Fernando Silva Mello.

 

“Proposta de criação de uma RPPN na propriedade da Igreja Anglicana do Brasil na formulação de uma RPPN”

Estagiário: Antonio Anildo Allgayer - Curso: Graduação em Geografia/UFSM. Orientação: Profª. Eliane Maria Foleto.

 

- Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental - Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.  “Gerenciamento de Resíduos - Importância da implantação de Coleta do Óleo Residual Doméstico e Seus Benefícios no Município de Santa Maria - RS” Estagiária: Andréia Souza da Rosa. Orientadora: Profª. Mariana Closs Salvador - Supervisora: Luciana Rodrigues Cardoso Trigueiro. Orientação pela Fundação: Estagiária Anna Christine Ferreira Kist.

 

“Herbáreo - Espécies Arbóreas encontradas na RPPN da Fundação MO`Ã. em Itaara/RS”. Autora: Michele Benetti Leite – Engenheira Florestal e acadêmica do Curso de Geografia/UFSM. Colaboradores: Rainer Osacar Muller, Eleonora Diefenbach Muller e Andrea Pereira Lock - Orientação: Fundação MO´Ã.

 

- “Proposta de Zoneamento Ambiental para a Futura Reserva Particular do Patrimônio Natural da Fundação MO´Ã, em Itaara, RS”. Estagiária: Bruna Letícia Thomas - Bacharel em Geografia e mestranda/ UFSM. Orientação: Profª Dra. Eliane Maria Foleto.      

 

- "Proposta de delimitação para a APA do Vacacaí - Mirim". Grupo GAIA - Grupo de Análise e Investigação Ambiental. Acadêmica: Dalvana Brasil do Nascimento - Graduada em Geografia Licenciatura Plena e Mestranda em Geografia pela UFSM. Orientadora: Profª Dra. Eliane Maria Foleto.            

 

- “Proposta de Unidade de Conservação: Área de Proteção Ambiental (APA) do Vacacaí-Mirim/RS”.  Trabalho de Graduação de Licenciatura. Acadêmica: Dalvana Brasil do Nascimento. Orientadora: Profª. Dra. Eliane Maria Foleto

 

- Paraná - Publicação em Revista Eletrônica Geografar do Paraná.  

 “Contribuição Geográfica na Criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em Itaara – RS”. (Área da Fundação MO´Ã). Acadêmicas: Tanice Cristina Kormann, Bruna Letícia Thomas, Dalvana Brasil do Nascimento, Eliane Maria Foleto.  Revista Geografar: www.ser.ufpr.br/geografar Curitiba, v.5, n.2, p.13-31, jul./dez. 2010 ISSN: 1981-089X.